Papanicolau
O Papanicolau é um exame preventivo de extrema importância para a saúde da mulher. O exame é capaz de diagnosticar uma série de irregularidades ligadas ao colo uterino, com ele é possível descobrir precocemente as lesões cancerígenas do colo do útero, e evitar que o problema evolua. Por esse motivo é muito importante obter mais informações sobre o Papanicolau.
Quando o Papanicolau é realizado no tempo determinado, é possível oferecer a paciente maiores de chances de cura. Desta forma, reduz a incidência de casos de câncer em estágios avançados, aumentando a expectativa de vida.
COMO O EXAME DE PAPANICOLAU É REALIZADO?
Mulheres entre 25 e 64 anos que já tiveram atividade sexual devem fazer o exame de Papanicolau. As mulheres grávidas também podem fazer o exame, desde que não haja restrições médicas. Os ginecologistas recomendam realizá-lo uma vez por ano.
O exame é feito através da amostra do material do colo do útero que possibilita analisar se há algum tipo de anormalidade nas células. Para fazer a coleta o médico introduz um instrumento na vagina chamado espéculo, após isso o ginecologista faz uma pequena escamação da superfície externa e interna do colo do útero usando uma espátula de madeira e uma escovinha. A coleta é simples e indolor, mas pode causar um leve desconforto se a mulher tiver dificuldade para relaxar a musculatura. Depois que a amostra é recolhida, ela é encaminhada ao laboratório que levará até 7 dias para dar o resultado.
ORIENTAÇÕES PARA QUEM VAI FAZER O EXAME
Existe algumas orientações que devem ser feitas no período de 48 horas que antecedem o exame Papanicolau:
- Para garantir um resultado mais eficiente é importante que a mulher não esteja em período menstrual;
- Evite usar creme vaginal;
- Evite fazer a lavagem interna e não use ducha na região;
- Não realizar exame ginecológico com toque, tais como ressonância magnética da pelve ou ultrassonografia transvaginal;
- Neste período não tenha relações sexuais, com ou sem uso de preservativos.
QUAIS DOENÇAS O EXAME PAPANICOLAU PODE DETECTAR?
O exame de Papanicolau permite observar se existem alterações causadas pelo HPV; câncer de colo de útero e lesões por ele causadas; inflamações e infecções vaginais e algumas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis.)
A importância de exames de rotina garante a opção de prevenção, oferecendo mais qualidade de vida e mantendo a longevidade de uma vida saudável.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a Nova Clínica Luz.