Glaucoma não tratado pode levar à perda de visão. Fique atento aos sintomas.
O glaucoma é uma doença nos olhos que se caracteriza por um aumento da pressão intraocular ou por uma fragilidade do nervo ótico.
O tipo mais comum do glaucoma é o glaucoma de ângulo aberto que não causa nenhuma dor, nem nenhum outro sintoma que possa indicar o aumento da pressão intraocular. Já o glaucoma de ângulo fechado, que é o tipo menos comum, pode causar dor e vermelhidão nos olhos.
Por isso, em caso de suspeita, deve-se ir ao oftalmologista para realizar os exames e iniciar o tratamento adequado para o glaucoma e prevenir assim a perda da visão. Saiba quais os exames que deve realizar.
Quais os sintomas
Esta doença ocular desenvolve-se lentamente, durante meses ou anos e, numa fase inicial, não causa sintomas. Porém, alguns sintomas que podem surgir, em caso de glaucoma de ângulo fechado, incluem:
- Diminuição do campo de visão, como se fosse se afunilando;
- Dor intensa no interior do olho;
- Aumento da pupila, que é a parte preta do olho, ou do tamanho dos olhos;
- Visão turva e embaçada;
- Vermelhidão do olho;
- Dificuldade para enxergar no escuro;
- Visão de arcos em volta das luzes;
- Lacrimejamento e sensibilidade excessiva à luz;
- Dor de cabeça forte, náuseas e vômitos.
Em algumas pessoas, o único sinal do aumento da pressão nos olhos é a diminuição da visão lateral.
Quando uma pessoa apresenta estes sintomas, deve ir ao oftalmologista, para iniciar o tratamento, já que, quando não tratado, o glaucoma pode levar à perda da visão.
Se algum familiar possui glaucoma, seus filhos e netos devem realizar o exame do fundo de olho pelo menos 1 vez antes dos 20 anos, e novamente após os 40 anos, que é quando o glaucoma geralmente começa a se manifestar. Saiba quais as causas que podem levar ao surgimento do glaucoma.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a Nova Clínica Luz.