Síndrome do ovário policístico e gravidez é possível?
Quando se fala em ovário policístico, muitas mulheres já associam esta situação à infertilidade. E não é para menos, já que 30% dos casos de mulheres que não conseguem engravidar estão relacionados à SOP (Síndrome do ovário policístico).
Isso corresponde a, aproximadamente, 2,5 milhões brasileiras, e dessas, 400 mil são mineiras, segundo dados do IBGE.
POR QUE A MULHER QUE TEM OVÁRIO POLICÍSTICO PODE TER DIFICULDADE DE ENGRAVIDAR?
Como há uma maior produção do hormônio masculino, surgem alguns distúrbios. Entre eles, temos:
• Mudança na ovulação;
• Alteração do ciclo menstrual que pode chegar a ocorrer de dois em dois meses ou até de três em três meses ou até não acontecer.
Desse modo, tendo um ciclo menstrual e a ovulação desregulados surge a dificuldade de engravidar. Lembrando que o ovário policístico pode surgir em qualquer fase da vida da mulher, mas é comumente diagnosticado na adolescência.
VOCÊ SABE O QUE É OVÁRIO POLICÍSTICO?
Para começar a entender o que é ovário policístico, é importante compreender que todo mês, nos ovários, se desenvolve naturalmente um “cisto”, estrutura onde se encontra o óvulo, que inicialmente é pequeno e depois aumenta de tamanho e é conhecido como folículo. Dentro deste cisto/folículo há um óvulo.
No processo de ovulação normal, o folículo se rompe, o óvulo sai e se encaminha para as tubas uterinas e lá poderá ser fertilizado pelo espermatozoide, caso haja relação sexual na época. Nesses casos, o cisto não é doença e se chama cisto funcional, isto é, decorrente do funcionamento normal do organismo.
Entretanto, quando um ou mais cistos formam-se fora dessas características normais isto passa a ser uma doença, ou seja, a síndrome do ovário policístico. Em geral, isto ocorre devido a um distúrbio hormonal, no qual a mulher tem uma alta produção do hormônio masculino testosterona.
E COMO A GRAVIDEZ PODE SER POSSÍVEL NESTES CASOS?
Se a mulher que possui ovário policístico desejar engravidar, a boa notícia é que é possível sim. Se após mais de um ano tentando ela não conseguir, ela pode se tratar com medicamentos que induzem a ovulação. Caso o tratamento não tenha sucesso, ela pode optar pela IA (Inseminação Artificial) ou FIV (Fertilização in vitro).
A Fertilização in vitro ou FIV é um procedimento médico que foi criado para tratar a infertilidade. A FIV tem por característica a fecundação do óvulo em laboratório, a fertilização e cultura do embrião também em laboratório e a transferência do embrião já fecundado para o útero da mulher após período de 2 a 6 dias da fertilização. Com tamanha precisão, a chances de sucesso são altíssimas já na primeira tentativa.
Caso a mulher tenha a SOP e não consiga ovular, ainda assim ela pode engravidar. Existe uma possibilidade muito nobre e muito linda que é a ovulação.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a Nova Clínica Luz.