Em 2020 pessoas entre 50 a 59 anos farão parte da campanha de vacinação contra o sarampo.
Governo federal vai realizar uma fase da campanha de vacinação especificamente para reforçar a cobertura da população dessa faixa etária.
A campanha nacional de vacinação contra o sarampo começou nesta segunda-feira (7) e vai durar até 2020. Serão cinco fases de campanha, uma para cada faixa etária da população. A primeira fase será focada na população mais vulnerável: crianças com entre seis meses e cinco anos de idade. Porém, a população com entre 50 e 59 anos também terá uma fase específica no ano que vem.
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber, afirma que o motivo pelo qual esse grupo de adultos também será incluído nos esforços da campanha é a necessidade de garantir que toda a população brasileira esteja vacinada e eliminar o surto atual da doença, que já provocou seis mortes.
Marco de 1963
Mesmo que nenhuma das mortes tenha sido registrada na faixa etária de quem tem entre 50 e 59 anos.
Na saúde pública, é considerado o ano de 1963 como marco da maior circulação do vírus de sarampo do mundo. Pessoas que nasceram em 63 estão hoje com 57 anos.
Datas da campanha de vacinação contra o sarampo
Realizada em caráter nacional, a campanha vai realizar pela primeira vez a oferta da chamada "dose zero" aos bebês de seis meses a um ano de idade.
A iniciativa será realizada em diversas fases, cada uma destinada a uma faixa etária:
7 a 25 de outubro
Público-alvo: crianças de seis meses a 5 anos de idade
"Dia D": 19 de outubro
18 a 30 de novembro
Público-alvo: jovens de 20 a 29 anos que não tomaram uma ou duas doses da vacina
"Dia D": 30 de novembro
Fases de 2020
Públicos-alvo: crianças de 6 a 19 anos, adultos de 30 a 49 anos e adultos de 50 a 59 anos
A pasta diz que, nestes anos, a meta é vacinar 2,6 milhões crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos.
Para incentivar que os municípios cumpram as metas, o Ministério da Saúde anunciou uma verba extra condicionada aos números de pessoas vacinas.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a Nova Clínica Luz.