Dia Mundial sem Tabaco
O Dia Mundial sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio, tem por objetivo promover a conscientização sobre os danos do cigarro para a saúde..
A abstinência é um dos principais desafios no caminho de quem decide parar de fumar. Os sintomas podem variar de uma pessoa para outra de acordo com o nível de dependência. As reações podem ser passageiras e tendem a desaparecer em algumas semanas.
Confira agora, alguns dos principais sintomas da abstinência:
- Dor de cabeça;
- Dificuldades de concentração;
- Tontura;
- Tosse;
- Irritabilidade;
- Indisposição gástrica;
- Alteração do sono;
- Grane vontade de fumar.
Como lidar com a síndrome de abstinência?
Os sintomas de abstinência podem ser mais severos nas primeiras semanas sem fumar. Especialistas recomendam descartar qualquer cigarro da casa, evitar o consumo de álcool e café, além de manter uma rotina de alimentação saudável e exercícios físicos.
A primeira coisa que precisa ser dita a quem decide parar de fumar é que no primeiro dia ela não pode ter cigarro em casa. A vontade enorme de fumar dura apenas cinco minutos e passa. Ela pode voltar, mas passa. Então, se a pessoa não tem cigarro por perto, as chances de fumar são menores.
As mudanças na rotina podem ajudar a enfrentar as primeiras semanas sem fumar.
As estratégias de enfrentamento dos sintomas da síndrome de abstinência são compostas de medidas comportamentais, como por exemplo a busca por distrações, mudar de ambiente e de atividade quando percebe os sintomas de abstinência. Quando der aquela vontade de colocar alguma coisa na mão, pegue um lápis para desenhar ou rabiscar. São medidas que ajudam a criar caminhos mentais de modificar os hábitos de trazer o cigarro à mão e à boca e acender.
Para muitas pessoas o hábito de fumar está associado a outras ações como beber café ou bebidas alcoólicas.
É importante evitar coisas que estimulam a vontade de fumar, como o álcool. Beber e fumar tem uma associação muito grande, por isso, quem quer deixar de fumar precisa evitar o álcool, principalmente nas primeiras semanas. Também recomenda-se evitar tomar café, se o hábito estiver relacionado ao cigarro.
A prática moderada e regular de exercícios físicos pode trazer benefícios para a saúde que incluem condicionamento físico, melhorias para a qualidade do sono, redução do colesterol e ganhos para a saúde mental.
Para quem decide abandonar o cigarro, a inclusão de atividades físicas na rotina pode ser uma aliada.
Faça aqui o seu pré agendamento. Preencha o formulário abaixo.