Cuidados necessários com a hipertensão arterial durante a pandemia.
Em meio à pandemia do novo coronavírus, é cada vez mais importante manter a doença sob controle para evitar complicações ligadas à covid-19.
Há muitas questões a serem respondidas sobre a doença, mas já se sabe que pacientes com hipertensão, diabetes e obesidade tendem a ter mais complicações que podem levar à morte.
Em tempos de pandemia, pacientes com doenças crônicas precisam estar ainda mais atentos. A pandemia exige de todos um comportamento mais recluso, responsável e pede o isolamento social sempre que possível. Mas isso não significa abandonar tratamentos, deixar de tomar remédios e de fazer o acompanhamento médico necessário para o controle.
A orientação é não abrir mão da medicação, manter a rotina de acompanhamento médico e estar em contato com o profissional em caso de qualquer descontrole ou sintoma.
Além disso, é importante zelar por uma alimentação saudável e, mesmo dentro de casa, ter uma rotina de exercícios adequada à idade e às condições clínicas de cada paciente.
Fazer parte de grupos de risco exige mais cuidados
É importante esclarecer que fazer parte de um chamado “grupo de risco” não é uma sentença, mas um reforço na necessidade de prevenção e cuidados.
Não significa que o paciente terá Covid ou que, caso tenha, será um caso grave. Mas o papel do pessoal da saúde é de alertar em prol do cuidado e da vida. O controle da pressão arterial é importante para o bom funcionamento do organismo como um todo, das funções cardíacas às renais, por exemplo.
No caso específico da Covid, a hipertensão é mais um fator de preocupação em situações de infecções ou inflamações, incluindo as causadas pela Covid.
É uma doença que já tende a modificar nossas respostas metabólicas e inflamatórias, além de comprometer órgãos importantes como o coração, os rins.
Faça aqui o seu pré agendamento. Preencha o formulário abaixo.