Cuidados com a saúde mental
Quem nunca ouviu falar na frase "mente sã, corpo são"? Segundo especialistas na área de saúde mental, trata-se da mais pura verdade.
Cuidar do psicológico e do físico são fundamentais para o bem-estar. Neste mês é celebrado o Janeiro Branco, que busca chamar a atenção das pessoas para as necessidades relacionadas à saúde mental, a depressão e o cuidado com os sentimentos. Com a chegada do ano novo, projetos, sonhos e metas são iniciados. Para alguns, é necessário jogo de cintura e habilidades emocionais para encarar todas as demandas e expectativas.
A campanha “Janeiro Branco” traz à tona a conscientização sobre os transtornos mentais que são uma realidade mais do que evidente no Brasil e no mundo. Quebra de preconceitos, busca derrubar os tabus e, principalmente, trata da inclusão social de muitos pacientes que têm alguns transtornos. Essas pessoas podem realmente ter um lugar na sociedade e desempenhar uma função importante. Este mês chama a atenção para todos os transtornos que podem culminar com um desfecho trágico, ressaltando a necessidade de um tratamento precoce e a procurar por ajuda.
Os transtornos mais comuns são a depressão e a ansiedade, tanto no Brasil quanto no mundo. Além disso, a população em idade produtiva é a que mais sofre com as doenças mentais. Os desafios profissionais e materiais e as relações interpessoais acabam sendo mais intensas e as cobranças e exigências emocionais são maiores. As pessoas às vezes imaginam que precisam cuidar só do corpo e que isso é suficiente, mas algumas doenças físicas são também repercussão de questões mentais como as doenças psicossomáticas, algumas patologias de pele e transtornos gastrointestinais.
As pessoas tendem a se cuidar apenas quando adoecem de forma aguda. É necessário pensar que o ser humano nas suas particularidades não consegue ter a real dimensão do cuidado que necessita. As reflexões com ajuda de amigos, de familiares e de profissionais de referência podem iniciar o processo do cuidado. Também é importante refletir no consumo tanto da falta total como no desenfreado para suprir algo que sempre vai estar ausente, porque sentimentos ruins deixam-nos fragilizados e tendemos a tomar atitudes com o outro e com nós mesmos que pode ser uma bola de neve de afetos hostis e negativos.
Faça aqui o seu pré agendamento. Preencha o formulário abaixo.