Como vai seu sono com o isolamento social?
Como você tem dormido neste período de quarentena? Permanecer em casa o dia inteiro, inclusive para trabalhar, pode parecer bom para o descanso e relaxamento.
No entanto, muitas pessoas têm relatado ansiedade e dificuldade para dormir. A Nova Clínica Luz traz algumas explicações sobre os três principais fatores que podem desencadear a insônia.
Rotina
O primeiro fator é a mudança na rotina. A rotina é fundamental para o sono de qualidade e para manter os ciclos naturais de sono e vigília regulados. A mudança no cotidiano e a ausência de uma rotina bem definida são fatores que merecem atenção.
Disciplina
A ausência da disciplina imposta pela rotina do trabalho, também pode afetar o ciclo sono-vigília. Com a liberdade doméstica, a tendência para muitos é passar a dormir e acordar cada vez mais tarde.
Uso de celulares
No período de quarentena, as empresas de telecomunicação têm relatado um aumento considerável no uso da internet no país. Esse pode ser o terceiro fator a atrapalhar o repouso. O excesso de estímulos com o uso de computadores e celulares antes de dormir, induz a redução de melatonina, hormônio responsável pelo sono. Isso faz o cérebro entender que ainda não é hora de dormir.
Como dormir melhor
Noites mal dormidas podem trazer uma série de comprometimentos como déficit de atenção, sonolência diurna persistente, mudanças de humor e baixo desempenho profissional.
Para noites de sono agradáveis durante este período de isolamento social é preciso estabelecer uma rotina disciplinada de atividades. Praticar exercícios também pode ajudar. Outros cuidados simples como garantir que o quarto esteja escuro e silencioso, além de é claro, evitar o uso do celular, também podem trazer benefícios.
Siga essas dicas e durma bem!