Nova Clinica Luz - Como evitar pedra nos rins?

Notícias

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia, mostram que cerca de 13% da população mundial possui pedras nos rins. Entre em contato com a Nova Clinica Luz pelo telefone (41) 3699-4701. Nosso endereço Rua Lourenço Ângelo Buzato, 669 - Centro - Almirante Tamandaré.

Como evitar pedra nos rins?

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia, mostram que cerca de 13% da população mundial possui pedras nos rins.

Apesar de comum, essa condição não deve ser ignorada, afinal, os rins são os órgãos responsáveis por funções essenciais no nosso corpo, como filtrar o sangue e formar a urina. Se eles apresentam formação de pedras, significa que essa parte do seu corpo precisa de atenção. Veja a seguir algumas das principais causas do problema.

O cálculo renal, popularmente conhecido como pedras nos rins, surge a partir da formação de uma massa sólida composta por pequenos cristais que atrapalham o funcionamento do sistema urinário. Nestas circunstâncias, a urina apresenta quantidades em excesso de cálcio, oxalato e ácido úrico. Dentre os fatores que podem desencadear a formação das pedras nos rins, estão:

- Hábitos alimentares;

- Fatores genéticos;

- Infecções urinárias;

- Pouca ingestão de líquido;

- Medicamentos diuréticos em excesso;

- Existência de outras doenças renais;

- Condições ambientais (clima muito seco).

Uma alimentação rica na ingestão de sódio, como sal, refrigerantes e alimentos embutidos (salsicha, presunto etc.) pode acabar causando essa condição, pois quando se consome muito sódio, o corpo pode fazer com que a excreção de cálcio na urina resulte no acúmulo de pequenos cristais nos rins, causando o cálculo renal.

Dicas para evitar pedras nos rins

Por ser uma condição dolorosa e que pode ser facilmente evitada, é muito importante que você se atente aos hábitos que contribuem para que seu corpo não passe por esse mal, como uma alimentação balanceada, por exemplo.

Se você está se perguntando como evitar na prática a formação de pedras nos rins, a seguir, você vai conferir essas recomendações importantes!

- Aposte na ingestão de líquidos:  Parece até óbvio, mas a correria do dia a dia muitas vezes é usada como desculpa para beber pouca água. Então, preste atenção nesse pequeno detalhe.

- Controle o excesso de proteínas:  Esse é um potencial risco para o desenvolvimento de cálculos renais, já que uma alimentação baseada em dietas hiperproteicas podem sobrecarregar a taxa de filtração do órgão, pois aumentam a acidez da urina e incentivam a eliminação do cálcio pela urina. Aproveite para reduzir o sal nas refeições, já que ele possui bastante sódio.

- Busque ajuda profissional:  Não subestime a doença. Ela pode ser assintomática em alguns casos, mas, caso apresente sintomas, uma crise pode durar de 1 a 2 horas, podendo chegar até a 4 horas seguidas. Apenas anti-inflamatórios e analgésicos podem ajudar nos momentos de dor intensa. Porém, nos casos em que as pedras nos rins já estão maiores e alojadas no órgão, muitas vezes a opção recomendada pelo médico urologista, especialista que deve ser consultado para acompanhamento, é a cirurgia para remoção de cálculos renais.

Faça aqui o seu pré agendamento. Preencha o formulário abaixo.