Nova Clinica Luz - PPRA NR9 - Segurança do Trabalho

PPRA - NR 9

PPRA NR9 - A Nova Clínica Luz tem uma equipe altamente qualificada e preparada para realizar os treinamentos necessário para emissão dos certificados e uma equipe médica especializada para realizar as consultas e avaliações médicas periódicas.

O que é PPRA?

PPRA é o programa de prevenção previsto pela norma regulamentadora 9 (NR 9), sigla de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

O PPRA consiste na tomada de ações para promover a segurança, saúde e integridade das pessoas que trabalham em ambientes com a existência de riscos ambientais – e ambientes em que é possível prever que haverão estes riscos.

Quem precisa implantar o PPRA?

Independentemente do número de trabalhadores ou do grau de risco, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é obrigatório em todas as empresas e instituições, independente da sua área de atuação.
Basta haver a contratação de no mínimo um trabalhador regido pela CLT, para a empresa ser obrigada a desenvolver o Programa – conforme pode verificar no item 9.1.1 da NR 9.
Fato relativamente desconhecido ou ignorado, condomínios também são obrigados a desenvolver o PPRA.

Consideram-se riscos ambientais para os efeitos da NR 9 os agentes químicos, físicos e biológicos apenas. Desta forma, o programa não engloba risco de acidentes ou riscos ergonômicos.

Dentre os agentes de riscos químicos é possível citar os gases e poeiras diversos.

Dentre os agentes de riscos físicos, as radiações ionizantes e não ionizantes, o ultrassom e infrassom, as altas ou baixas temperaturas, o quase sempre presente ruído, as vibrações e as pressões anormais.

Dos agentes biológicos, importante citar os vírus e bactérias, fungos, bacilos, parasitas, dentre outros.

Tire suas dúvidas, entre em contato conosco. A Nova Clínica Luz tem uma equipe altamente qualificada e preparada para realizar os treinamentos necessários para emissão de certificados e uma equipe médica especializada para realizar as consultas e avaliações médicas periódicas.

Joomla contact form by 123FormBuilder